Como prevenir o mau odor nos pés das crianças?
O abuso de sapatilhas desportivas e calçado fechado pode promover um ambiente propício ao desenvolvimento de um cheiro desagradável nos pés dos pequenos.
Para prevenir este mau odor, podemos começar por introduzir medidas gerais muito fáceis de aplicar, em que na maioria das crianças costuma ser suficiente.
O culpado pelo mau odor dos pés de uma pessoa são as bactérias. São micro-organismos que vivem nos pés e adoram lugares húmidos e escuros, como o interior de sapatos, proliferando com o suor.
Essas bactérias, que se alimentam de células mortas e da oleosidade da pele, eliminam os resíduos na forma de ácidos orgânicos, que têm um cheiro intenso.
O mau cheiro dos pés, conhecido vulgarmente por chulé, em 10 a 15% das pessoas é considerado terrível. Os pés dessas pessoas suam muito e contêm bactérias da espécie Kyetococcus sedentarius, que, além de produzir ácidos orgânicos fedorentos, também produz substâncias conhecidas como compostos de enxofre voláteis, um odor horrível.
Se o odor dos pés do seu filho incomoda muito, talvez você não consiga eliminá-lo completamente, mas melhora reduzindo a quantidade de suor.
Deixamos assim algumas dicas úteis nesse sentido:
- Higiene: lavar bem os pés todos os dias e certificar-se de que os seca bem depois.
- Uso de meias adequadas: usar meias de algodão ou outros tecidos que absorvam o suor e permitam que os pés respirem.
- Trocar as meias: mudar de meias todos os dias e se transpirar muito duas vezes ao dia. Também trocar de meias se se molharem durante o dia.
- Sapatos menos apertados: certificar-se de que os sapatos não sejam apertados. Se forem muito apertados, os pés vão suar mais.
- Trocar de sapatos: quando os sapatos ficarem molhados devem deixá-los secar por alguns dias antes de usá-los novamente.
- Arejar os sapatos: depois de utilizados, deixar os sapatos num local com boa ventilação. Deixar os sapatos ao sol também pode ajudar.
- Eliminar os micro-organismos: use um spray ou pó desinfetante para matar as bactérias nos sapatos ou lavar os pés com sabonete antibacteriano. Existem também esterilizadores de sapatos que são muito práticos e eficazes. Não usar sprays desodorizantes, que simplesmente não combatem as bactérias.
- Lavar os sapatos e/ou palmilhas: lavar é ótimo para remover o odor e deixar os sapatos cheirosos e limpos. Certificar-se de secar completamente os sapatos antes de usá-los novamente.
- Evitar calçado sintético: evitar usar calçados de plástico ou outros materiais sintéticos que não deixam os pés respirarem.
- Andar descalço: deixar os pés arejarem, expondo-os ao ar livre por um tempo, andando descalço dentro de casa, mas não andar descalço no exterior para evitar que se contaminem pelas bactérias fedorentas.
- Não compartilhar: não partilhar sapatos ou toalhas com outras pessoas.
Se, após seguir as dicas acima, o seu filho continuar a ter problemas com chulé, pode ter que fazer um tratamento específico para o odor e o excesso de transpiração.